1. Tendências industriais no exterior

Os produtos siderúrgicos acabados (como aços pré-fabricados, perfis e tubos) estão diretamente ligados aos mercados globais de infraestrutura, construção e indústria automobilística, e seus preços e regulamentações comerciais são mais voláteis do que os do aço bruto. A Coreia exporta aproximadamente US$ 9,9 bilhões anualmente nesse setor. O Instituto Mundial de Comércio (WTI)
explica: Conhecer essas informações pode ajudá-lo a fortalecer sua estratégia de exportação de aço pré-fabricado, identificando precocemente as tendências globais de investimento em infraestrutura e os riscos protecionistas.

 

2. Principais itens de exportação (com base na classificação intermediária HS)

A HS 73, categoria de produtos processados ​​e relacionados ao aço, abrange diversos produtos siderúrgicos acabados e representa uma área de alto valor agregado, onde as empresas coreanas podem garantir competitividade comercial.

divisão

Exemplos de código HS

Itens representativos

Pontos de estratégia

vigas de açoHS 73.01–73.05Viga I, viga H, aço em UDiretamente ligado à demanda por construção e infraestrutura.
tubos de açoHS 73.04–73.06Tubos, canos e tubulações de caldeirasExistem oportunidades para entrar nos mercados de energia e de plantas industriais.
Estruturas de aço e outrosHS 73.15–73.17Estruturas de aço e painéis de construção de açoPossibilidade de vinculação com encomendas de projetos de construção no exterior.

Você pode otimizar seu portfólio de produtos e marketing identificando demandas específicas e mercados de exportação para cada produto.

3. Principais países exportadores (tamanho e características por país)

As exportações sul-coreanas de produtos siderúrgicos concentram-se em grandes mercados como os Estados Unidos, a China e o Japão. Instituto de Comércio Mundial

País/Região

Itens resistentes

Características do mercado

Implicações

EUAVigas e tubos de açoExistem riscos de reinvestimento em infraestrutura e protecionismo.A necessidade de fortalecer as capacidades de serviço locais, de alta qualidade e em conformidade com os padrões.
ChinaVigas e tubos de açoAumento da produção interna e intensificação da concorrência.Garantir uma estratégia de diferenciação tecnológica que vá além da competitividade de preços é essencial.
JapãoVigas de aço e materiais de aço estruturalUm mercado com alta demanda por aço especial e de alta qualidade.Dê destaque às vantagens tecnológicas e de qualidade dos produtos coreanos.

Ao entender o ambiente de mercado de cada país-alvo de exportação, você pode elaborar estratégias de entrada, resposta a riscos e estratégias de precificação com antecedência.

4. Volume de produção / volume exportável

Os produtos siderúrgicos fabricados são comercializados em toneladas, e o volume exportável é determinado por fatores como capacidade de produção, taxas de processamento, demanda e riscos logísticos .

item

Número/estimativa

unidade

observação

Exportações anuais (2024)Aproximadamente US$ 9,9 bilhõesUSDDados de exportação coreanos com base no HS73
Capacidade de produção nacionalCerca de 8 a 10 milhões de toneladastoneladaConsiderando a produção paralela para os mercados interno e de exportação.
Proporção de volume exportávelCerca de 40 a 50%%Considerando a demanda interna, o tempo de processamento e as condições logísticas.

Pode ser utilizado para determinar a capacidade de exportação e para planejar encomendas e produção em massa.

5. Padrões de qualidade

Para produtos de aço processado, as normas internacionais são importantes em termos de segurança estrutural, resistência à corrosão, durabilidade e precisão dimensional.

campo

Especificações principais

observação

vigas de açoEN 10025, ASTM A36Normas internacionais para aço estrutural na construção civil.
tubos de açoAPI 5L, ASTM A53Especificações de tubos de aço para fábricas/oleodutos
estruturas de açoISO 9001 + ISO 14001Requisitos para o sistema próprio de gestão da qualidade e gestão ambiental da estrutura

Ao assinar contratos de exportação, você pode reduzir as reclamações de qualidade e os riscos de recall, além de economizar tempo e custos com certificação.

6. Autenticação

Ao entrar no mercado de exportação, a certificação do produto, a pré-encomenda e os fatores de garantia de qualidade influenciam a penalidade para a conquista de pedidos.

divisão

Nome da certificação

Área aplicável

Qualidade e Meio AmbienteISO 9001 / ISO 14001Global
Tratamento anticorrosivo/de corrosãoEN 1090-1 / ASTM A123Mercados estruturais europeus e americanos
Certificação em soldagem e estruturas metálicasAWS D1.1 / ISO 3834Mercado de construção naval, instalações e estruturas

A obtenção de certificações pode aumentar a competitividade das suas exportações e ampliar as suas chances de conquistar encomendas.

7. Condições logísticas

Os produtos de aço processado caracterizam-se por cargas pesadas e volumosas, e por encomendas do tipo projeto, pelo que os custos logísticos, o prazo de entrega e a embalagem são fatores competitivos.

Grupo de produtos

meios de transporte

Tempo médio de entrega

Principais riscos

vigas de açoNavios graneleiros, plataformas planas e contêineres20 a 40 diasAtrasos no transporte marítimo, congestionamento portuário e taxas de câmbio.
tubos de açoTransporte fluvial de graneleiros e barcaças25 a 45 diasAumento dos custos de manuseio e interrupção do fluxo logístico
estruturas de açoProjeto Transporte Multimodal Ferroviário, Marítimo e Terrestre30 a 60 diasAtrasos na instalação, aumento dos custos de instalação e gestão logística.

Otimize sua estratégia de contratos FOB/CIF, estoque e planos de envio, considerando as condições logísticas.

8. Quantidade Mínima de Encomenda (QME)

Os produtos de aço fabricados são normalmente contratados em grandes quantidades, e as informações sobre a quantidade mínima de encomenda (MOQ) são importantes para contratos de exportação e para o planejamento da estrutura de custos.

Grupo de produtos

MOQ

unidade

característica

vigas de açoCerca de 500 toneladas ou maistoneladaEstruturas de produção em larga escala baseadas em encomendas exigem planejamento de produção e logística.
tubos de açoCerca de 300 toneladas ou maistoneladaConsiderando o projeto do contrato e a conversão da linha de produção
estruturas de aço1 conjunto ou unidade de construçãodefinirDesign personalizado, prazo de entrega longo, pedido de alto valor agregado

Definir sua quantidade mínima de pedido (MOQ) com antecedência permite que você elabore de forma eficiente os termos do contrato, a embalagem e os planos de produção.

9. Aprofundamento de dados

Fornecemos uma base para a tomada de decisões estratégicas, integrando preço unitário, sazonalidade, tarifas, regulamentações ambientais e índices de risco.

corda

item

exemplo

conjugação

(UM)Faixa de preço unitário/transaçãoFaixa de preço médio: USD 780 - 950/toneladaAnálise de Rentabilidade e Elaboração de Estratégia de Preços
(B)padrões de demanda sazonalEspera-se que o investimento em infraestrutura atinja o pico no segundo e terceiro trimestres.Ajustar os cronogramas de produção, estoque e logística
(C)Riscos tarifários e não tarifáriosReuters investiga direitos antidumping da MalásiaEstratégia de diversificação de mercado e proteção contra riscos
(D)Dados da indústria alternativa domésticaAnálise da procura interna e do potencial de exportaçãoDeterminação da capacidade ociosa de produção e da competitividade de preços.
(E)Correlação zero ESG·NetAumento da procura por aço com baixo teor de carbonoOportunidade de adquirir produtos premium de alto valor agregado e ecologicamente corretos.
(F)Índice de risco específico do paísRisco EUA/UE estimado em 0,22Seleção de mercado e estruturação de portfólio de exportação
(G)Lista dos principais compradoresEmpresas de construção da ASEAN e da Índia, empresas de instalações petrolíferas do Oriente MédioDefinição precisa de metas de vendas e marketing

Os indicadores quantitativos podem ser usados ​​para fortalecer a seleção de mercados de exportação, as estratégias de precificação e a tomada de decisões internas das empresas.

10. Ciclo de Previsão de Exportação

Prevemos as tendências de exportação para os próximos três meses, refletindo os recentes aumentos no protecionismo, a alta dos custos de energia e matérias-primas e a desaceleração do investimento global em infraestrutura.

segmento

ΔExportação (%)

ΔPreço(%)

ΔParticipaçãoPaís(pp)

Índice de confiança (0–1)

Previsão da 3M

vigas de aço+1,5%+0,8%+0,2 pp0,74Manter a demanda por construção e infraestrutura.
tubos de aço+0,6%+0,3%0,0 pp0,70Crescimento moderado em meio à desaceleração do investimento em fábricas
estruturas de aço+2,4%+1,2%+0,3 pp0,79Os pedidos de construção e de fábricas no exterior estão em ascensão.

Você pode planejar com antecedência o cronograma do contrato, os ajustes de produção e os planos de logística com base em indicadores de previsão.